Se você quer perder uns quilinhos indesejáveis que não deixam você entrar na sua roupa favorita, então você vai gostar desta dica.
Conversamos com Viviane Rossetto, CEO da Revista Revela. Viviane é farmacêutica especialista em Farmácia Clínica em Endocrinologia, Metabologia e Obesidade e nos revelou algumas dicas que vão ajudar a perder os quilos indesejáveis.
Emagrecimento (foto: Revista Revela)
Segundo Viviane, o excesso de peso é algo que pode ser somente um incômodo na hora de colocar uma roupa, como pode acometer alguns problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. É por isso que, além da estética, o sobrepeso deve ser algo a ser avaliado com cautela e atenção.
Existem vários protocolos, os quais variam para cada caso em específico. Mas existem métodos simples que, ao serem adicionados na rotina, ajudam a diminuir uns quilinhos e, de quebra, diminuem os níveis glicêmicos, o colesterol elevado e a hipertensão.
A maior causa da obesidade está relacionada à alimentação inadequada e ao sedentarismo. A correria do dia a dia nos torna adeptos de alimentos práticos, principalmente os industrializados. Os exercícios físicos acabam ficando em segundo ou talvez em nenhum plano. Mas algumas dicas simples podem ajudar aquelas pessoas que querem ou precisam diminuir o peso corporal. Alguns cuidados básicos, que aos poucos vão se tornando um hábito, contribuem para uma melhora no tratamento e talvez até a isenção completa de medicamentos.
É importante ressaltar que cada organismo reage de um jeito e que, para um protocolo completo, os profissionais de saúde precisam de uma anamnese do paciente e estar a par de exames para saber quais cuidados serão necessários. Entretanto, o que vou sugerir aqui são medidas simples que vão agregar benefícios no cotidiano e, consequentemente, na saúde.
Como disse anteriormente, existem vários protocolos, contudo, vai depender de cada caso em específico. Se seu problema for somente sobrepeso, fica mais tranquilo na questão do emagrecimento.
Agora vamos ao protocolo:
Caso você seja adepto a tomar café da manhã, procure alimentar-se com uma porção de mamão como desjejum. Consumir mamão em jejum pode trazer benefícios à saúde, já que essa fruta é repleta de nutrientes e fibras, favorecendo a digestão e promovendo a sensação de saciedade, pois ele contém uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão de gorduras e proteínas no estômago. Com apenas 45 calorias a cada 100 gramas, o mamão se torna uma excelente escolha para quem está em dieta. Com esse adendo, vemos agora dar início ao protocolo:
Café da manhã
Fazer a refeição normalmente, apenas incluir entre 100g a 200g de mamão.
IMPORTANTE: Coma o mamão antes dos outros alimentos, ele vai ajudar na saciedade, na digestão, entre outros benefícios e, se possível, acrescente ovo como fonte de proteína.
Almoço
Faça um prato colorido, com muitos legumes e verduras. Se possível, coma até 2 tipos de carboidratos (ex.: arroz e batata), 1 proteína e folhas verdes à vontade. Evitar refrigerantes e sorvete como sobremesa. Esses alimentos são altamente inflamatórios devido ao excesso de açúcares e também pelo ácido do refrigerante e da gordura hidrogenada do sorvete.
Café da tarde
Comer normalmente, se possível, ao invés de café, optar por chá de hibisco até às 16:00h, após esse horário optar por chá de camomila, erva-doce ou cidreira. Esses chás contêm ácido málico e anetol, que têm a função digestiva e carminativa, o que ajuda a combater a acidez do estômago e melhora a digestão, preparando o corpo para o repouso.
Jantar
Fazer a refeição normalmente, contudo, procure fazê-la ANTES DAS 21:00h, pois após esse horário o metabolismo entende que é hora de repousar e todo o sistema gástrico fica mais lento, consequentemente, a digestão também. Isso reduz o tempo de recuperação do sistema digestivo e limita a oportunidade de o corpo iniciar a queima de gordura.
Se você não tem tempo para praticar exercícios, uma dica é procurar andar o máximo que conseguir durante o dia para se exercitar e ativar a circulação. Dormir bem também ajuda o organismo a se recompor para estar a todo vapor no outro dia e, por fim, evite bebidas alcoólicas. Seguindo à risca por duas semanas, visivelmente você já terá resultado.
Vale lembrar que tudo isso ajuda na qualidade de vida e na perda de peso, entretanto, é importante um acompanhamento com seu médico ou farmacêutico para que a situação seja analisada e avaliada como um todo. Esses profissionais vão estar a par dos exames clínicos para analisar se há alguma causa relacionada ao aumento do peso corporal, pois existem várias causas além da alimentação inadequada e da falta de exercícios físicos, como reações adversas a medicamentos, problemas hormonais ou genéticos, por exemplo.
Caso queira um protocolo personalizado, entre em contato conosco através do e-mail viviaderossetto@hotmail.com.
Por Redação Revista Revela
Gostou da dica?
Comente com a gente se você fez o protocolo e como foi o resultado.
Comentários
Postar um comentário