Concierge para idosos? Saiba como funciona

Os serviços de concierge para idosos são uma nova modalidade para ajudar na rotina da pessoa idosa. Muitos idosos precisam ser supervisionados devido às suas fragilidades, no entanto, muitas famílias não têm disponibilidade de tempo para se dedicar exclusivamente a eles.

ElaLeva serviços de concierge
                                                     Concierge (Foto: arquivo ElaLeva)

Os serviços de concierge são prestados por profissionais qualificadas no cuidado humanizado dos idosos, fornecendo serviços personalizados como o transporte voltado às limitações do idoso, até acompanhamento em consultas, exames e lazer. Além disso, o profissional pode fornecer atendimento domiciliar, apenas como companhia, supervisionando e ajudando conforme as suas necessidades, que vão desde interação com jogos e brincadeiras até cuidados voltados às necessidades relacionadas à saúde, como higiene, curativos, troca de fraldas, entre outros.

Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos Viviane Rossetto, que é farmacêutica e uma das fundadoras da ElaLeva, uma empresa especializada em serviços de concierge e home care para idosos. Na entrevista, fizemos algumas perguntas sobre esta nova modalidade voltada ao cuidado com os idosos. Acompanhe:

Revista Revela: Como surgiu a ideia de concierge para a prestação de serviços com os idosos?

Viviane da ElaLeva: Como farmacêutica, ouvia muitas queixas dos idosos sobre a ausência dos familiares para acompanhá-los em sua rotina. Apesar das suas fragilidades, eles têm suas necessidades. Muitos gostam de sair um pouco de casa como distração, outros querem ir à farmácia ou ao mercado, mas a família não tem tempo de acompanhá-los e não os deixam sair sozinhos devido às suas condições de saúde e, conversando com uma amiga que é enfermeira, resolvemos estudar este nicho e ver suas viabilidades.

Revista Revela: E como funciona para solicitar o serviço?

Viviane da ElaLeva: Normalmente, são os familiares que entram em contato conosco e este contato é via WhatsApp. Neste primeiro contato, perguntamos quais são as limitações e as necessidades do paciente. Se for um paciente independente (aquele paciente que anda bem, apenas com poucas limitações), normalmente resolvemos tudo por telefone. Mas, se o paciente tem limitações, costumamos marcar um horário com a família para fazermos uma anamnese em nosso escritório. Quando a família ou o próprio idoso quer fechar um pacote mensal, também costumamos agendar um horário no escritório para fechamento de contrato.

Revista Revela: E com relação a valores e à forma de pagamento, como funciona?

Viviane da ElaLeva: Para serviços de concierge como acompanhamento, é cobrado por hora mais o valor do deslocamento. Para serviços de concierge de leva e traz, é cobrado somente o deslocamento com valor diferenciado. Para serviços de home care, é cobrado por hora. Também temos pacotes para os idosos que precisam de serviços permanentes ou intermitentes, porém, precisam de várias horas no mês.

Revista Revela: Como os idosos ou os familiares avaliam esse tipo de serviço?

Viviane da ElaLeva: É incrível como o idoso tem uma melhora significativa tanto na saúde física como mental. É perceptível até no sorriso, e a família também percebe esta melhora e nos agradece. Sabemos que atualmente tanto os idosos como os familiares têm medo de negligências por parte dos profissionais da saúde e o nosso foco é justamente este: passar segurança, credibilidade e qualidade nos nossos serviços.

Revista Revela: A família tem algum tipo de parecer após a realização dos serviços de concierge?

Viviane da ElaLeva: Claro! Avisamos assim que chegamos via WhatsApp e, quando terminamos o serviço, passamos um relatório do que foi feito e como o idoso se comportou. Nosso serviço de concierge é muito mais do que um leva e traz, tem também um cuidado de mãe. Procuramos passar toda a segurança possível para que os idosos possam ter mais qualidade de vida e a família mais tranquilidade.

Infelizmente, é normal os idosos serem negligenciados quando estão sozinhos resolvendo situações do dia a dia, como pagar uma conta, ir ao banco ou em um mercado. Além disso, devido às suas limitações, os idosos sofrem muitas quedas quando não estão sendo supervisionados. Os serviços de concierge e home care ajudam a minimizar estes riscos, visto que o idoso sempre estará sendo supervisionado. Esta nova modalidade ajuda muitos familiares de idosos que não têm tempo de acompanhá-los em seus afazeres diários, trazendo mais tranquilidade para si e mais qualidade de vida para seus idosos.

Por Redação Revista Revela





Comentários

Postagens mais visitadas