Os 5 erros de português mais comuns na hora de escrever ou de falar
Você já deve ter escutado a palavra 'seje' em algum momento da sua vida, mas você sabia que ela não existe na língua portuguesa?
Além de 'seje', outra palavra que é muito comum de se ouvir é a palavra 'menas'. Mas quais são as formas corretas e por que as palavras 'menas' e 'seje' não existem no dicionário da língua portuguesa?
Eu ou mim? (foto: Pinterest)O correto da hora de falar ou de escrever 'seje' é seja. A palavra 'seje' não existe no dicionário da língua portuguesa.
Já a palavra 'menas', por mais que ela concorde com a palavra feminina que a antecede, não está padronizada na norma culta da língua portuguesa. O correto é a palavra menos.
'Menos' é uma palavra invariável, ou seja, não se flexiona conforme o número ou o gênero do substantivo ao qual se refere.
Outras palavras com que podemos nos deparar erroneamente na forma escrita e que são muito comuns são 'derrepente' e 'denovo'.
A forma correta de escrever 'derrepente' é 'de repente', a qual deriva de repentino. Já a forma correta de escrever 'denovo' é 'de novo', palavra que deriva de novamente.
E a palavra campeã, tanto na forma escrita como na forma falada, erronemane, é o pronome pessoal oblíquo da primeira pessoa do singular 'mim'. Normalmente, as pessoas costumam usar o pronome 'mim' no lugar do pronome pessoal reto da primeira pessoa do singular 'eu'. O maior erro é na hora de usar o pronome 'mim' antes do verbo. Lembre-se, 'mim' não conjuga verbo.
Veja um exemplo:
Eu comprei um espaguete para 'mim' fazer no domingo à noite. ERRADO
Eu comprei um espaguete para 'eu' fazer no domingo à noite. CORRETO
Não é um crime falar ou escrever errado, a questão é que isso pode ser um empecilho na hora de arrumar um emprego, por exemplo. Escrever ou falar de forma errada pode ser um motivo de eliminação na hora do recrutamento, o que pode ser a perda de uma oportunidade.
Nosso próximo assunto é sobre as palavras 'perda' e 'perca', e 'viagem' ou 'viajem', para você saber a diferença e nunca mais errar na hora de escrever ou de falar.
Por Redação Revista Revela
Nós da Revista Revela torcemos para que você tenha apreciado essa dica! Ficaríamos felizes se você pudesse compartilhar nos comentários se já cometeu esses erros ou se já se deparou com eles.



Comentários
Postar um comentário